terça-feira, 31 de março de 2009

Entrevista ao Dona

1-Como descreves a tua experiência no Portus até agora?
Têm sido uma experiência bastante interessante e em alguns casos até surpreendente, uma vez que vim para um clube bastante organizado e onde se nota diariamente a dedicação e empenho dos directores para que não nos falte nada.
Por outro lado vim encontrar um grupo bastante unido e amigo, coisa que já esperava, uma vez que conhecia a maioria dos colegas que vim encontrar.

2-O que te surpreendeu mais no clube?
Como já referi anteriormente, principalmente a organização, a dedicação e o empenho que esta direcção faz questão de demonstrar diariamente.

3-Sendo que tens a tua vida bem definida e traçada pessoal e profissionalmente,ainda sentes motivaçao para continuar a jogar mais anos?
Motivação sim. Jogar futebol é sem sombra de dúvidas das coisas que mais gosto de fazer na vida, no entanto, a vida profissional e familiar, por vezes impedem uma maior dedicação ao clube e como tal é de ponderar o abandono no final da época.

4-Equacionas renovar o contrato com o Portus ou achas que é um capitulo encerrado no final da epoca?
Sinceramente, não sei se irei jogar futebol mais algum ano (tenho 31 anos), mas se isso acontecer e as pessoas do Portus demonstrarem interesse, não tenho qualquer razão para não aceitar, pois até à data sempre fui bem tratado por todos (directores, equipa técnica, departamento médico e colegas).

5-Com que sentimento ficas do Portus?
Já me estás a mandar embora!!!!! A época ainda não acabou e para o ano pode haver mais. Agora a sério, é sem duvida um clube que se aprende a gostar à medida que o vamos conhecendo. O ambiente que se vive é muito bom.

6-Qual o melhor jogador com que jogaste? e o melhor treinador?
Há vários, penso que o melhor de todos tenha sido o Nuno Coelho (penso que está no Espinho) com o qual joguei nas camadas jovens do Estrela, era completamente acima da média, aliás penso que poderia ter chegado mais longe no futebol.
Gostava ainda de referir o Ricardo Pinto (Defesa Central), o Osvaldo (Ponta de Lança), o Hélio um brasileiro de 34 anos com quem joguei em Oleiros, o homem jogava mesmo muito.
Há outros mas a lista já está a ficar muito extensa!!

7-Pensas algum dia ser treinador?
Gostava e talvez o vá fazer, mas pelo menos de inicio adoraria trabalhar somente com camadas jovens. Começar mesmo pelos mais jovens e incutir-lhes o que de melhor tem o futebol (amizade, divertimento e companheirismo), penso que seria uma experiência bastante enriquecedora e motivante para mim.

8-Dada a tua memória, sabes contra quem foi o teu 1º golo e o 1º golo a nivel sénior?
O primeiro golo foi a jogar nos iniciados da A.C.D. Póvoa e Meadas (Tinha eu 10 anos) num jogo contra o Montalvão!!!! (Jogo de treino), o primeiro em jogos a sério foi nos juvenis da A.D. Castelo de Vide (tinha 12 anos) contra o Tolosa e o primeiro nos seniores foi num jogo para a taça da A.F.P. em Foros do Arrão, a jogar pela A.C.D. Póvoa e Meadas.

9-Qual o teu trajecto no futebol?
Camadas Jovens: A.D. Castelo de Vide e S.C. Estrela
Seniores: A.C.D.Póvoa e Meadas, S.C.Estrela, A.R.C. Oleiros, S.Nisa e Benfica (grande erro) e Portus Alacer.

10-Sendo tu um goleador qual a tua definição para a palavra golo?
O golo é o êxtase do futebol, é a razão que leva as pessoas aos estádios, por muito que se tente passar a ideia que é importante jogar bonito, com serenidade etc., a realidade é que no final tudo se resume a uma só coisa: Qual a equipa que fez mais golos?
Eu, nos temos de liceu, tive um professor de desporto, infelizmente já falecido (Prof Moura), que dizia “ o golo é o orgasmo do futebol”, penso que isto explica bem o significado do golo no futebol.

11-Tens a noção aproximada de quantos golos já fizeste na carreira?
Não sei o número ao certo, mas pelas contas que fiz agora serão á volta dos 350 golos em jogos para competições oficiais.

12-Qual o melhor golo que fizeste até agora?Contra quem?Descreve-o?
Há vários que considero bons golos. Assim de repente estou-me a lembrar de dois. Um em Póvoa e Meadas a jogar contra o Monfortense, que resulta de um livre em zona frontal a meio do nosso meio campo ofensivo, um colega bate o livre para o interior da área ligeiramente descaído para o lado esquerdo, a bola passa por cima de mim e á meia volta de primeira desferi um forte remate ao ângulo contrário que não deu qualquer hipótese de defesa ao guarda redes contrário.
O outro, foi o golo que fiz este ano ao Gavião pelo Portus.

13-Sendo a tua arma a finalização(não fosses tu um ponta de lança puro)como gostas mais de jogar, com ou sem extremos, sozinho na frente ou com outro avançado?
Tudo depende da dinâmica que a equipa consiga atingir, se a dinâmica for boa a forma como as peças se dispõem inicialmente no campo têm pouca importância, no entanto de um modo geral gosto mais de jogar sem extremos e com dois avançados móveis na frente.

14-Sendo a Povoa o teu clube do coração, o que sentes quando marcas um golo a esta mesma equipa?
Quando estou a jogar não olho para as camisolas que estão do outro lado, só penso em ganhar e se puder fazer dois golos não faço só um. No entanto finalizado o jogo, não escondo que a alegria não é a mesma de quando marco a outra equipa qualquer, fica sempre uma sensação estranha.

15-Queres deixar alguma mensagem á direcçao, a algum jogador(es) ou alguem ao teu criterio?
Á direcção quero agradecer o esforço que fazem diariamente para manter um clube “vivo”, e para que não nos falte nada.
Queria ainda fazer um agradecimento especial ao Filipe Meira e ao Gonçalo (que me desculpem os outros), pois se não fosse a amizade que me une aos dois há já largos anos, provavelmente nunca viria representar este clube e como tal não conheceria este modo tão honesto e de dedicação extrema que a direcção impõe na gestão deste clube.

Entrevista por: Mário Meira e Gonçalo.

Sem comentários: