sexta-feira, 24 de abril de 2009

Entrevista ao Mário Cardozo



1- È o teu 2º ano neste clube, que diferenças encontras de um ano para o outro?
As diferenças que encontro em relação ao ano passado, termos desportivos estamos melhores como é normal, um aspecto negativo que continua em relação ao ano passado são os atrasos para os treinos e mais grave,aos jogos.

2-Qual a tua opinião sobre a época do Portus até ao momento?
Estamos a fazer uma boa época,podia ser melhor se tivessemos ganhos os jogos do nosso campeonato,estariamos 2 ou 3 lugares mais acima.Estamos a jogar um melhor futebol e mais confiantes.

3-Ès um dos capitães de equipa,como é seres visto como um dos lideres?
Ser um lider, é ajudar a equipa nos momentos dificeis e tentar manter todos os jogadores unidos, e ser um exemplo para os mais novos dentro e fora do campo.

4-Como te defines como jogador?
Como jogador,sou tecnicamente limitado,mas em contrapartida defendo-me com garra e espirito de sacrificio,para isso tenho que estar bem fisicamente.Sou um defesa que gosta de jogar na antecipação o que por vezes é um risco.

5-Ès o que chama um jogador de equipa e polivalente,no Portus já desempenhaste várias posições. Em qual delas gostas mais de jogar?
Já joguei em todas as posições defensivas, até a Guarda-Redes, quando era mais gostava muito de jogar a lateral porque tinha mais velocidade,agora gosto mais de jogar nas posições centrais onde é preciso pulmão mas não tanta velocidade.

6-Qual o segredo para a excelente forma fisica que demonstras aos 34 anos?
Não há segredo,é levar os treinos a serio com dedicação e empenho,dar o máximo tanto nos treinos como nos jogos,não ter vicios,por exemplo fumar.

7-Qual foi o melhor jogador com quem jogaste?
Ao fim de 26 anos de futebol já joguei com muitos jogadores,para mim um bom jogador é o que põe ao serviço da equipa todas as suas capacidades tanto técnicas como fisicas, e não em proveito próprio.
jogadores que admirei, no Estrela o Rogério, o Herminio Estudante,o Renatoe Marco Nabais,no Arenense João Vitorino e Mário Silva, no Desportivo o Maçãs.

8-Como caracterizas o nosso grupo de trabalho?Aspectos positivos e negativos.
È um bom grupoo, com bons miudos, e com bons jogadores para este nivel.Há jogos em que parecemos uma familia congtra tudo e todos, outros em que discutimos uns com os outros por tudo e por nada,não ajudando em nada a equipa, esse é um aspecto dos mais negativos, o outro é como disse mais atrás, os atrasos a treinos e jogos, pois para se triunfar neste campeonato não é preciso ter uma equipa de estrelas,mas sim ter uma familia dentro do campo e trabalhar-mos bem nos treinos.

9-Em tantos anos de Futebol deves ter vivido alguns episódios engraçados.Conta-nos algum?
10-Que conselhos dás aos miudos que estão agora a começar a jogar Futebol?
Primeiro tentar que eles mantenham o sonho de serem grandes jogadores até o mais tarde possivel. O primeiro conselho é que oara serem bons jogadores têm que que ser bons estudantes, o segundo que não podem ter maus vicios como é o caso do tabaco e do alcool,o terceiro é sermos bons colegas,saber respeitar os outros porque o futebol é um desporto de equipa, o quarto é trabalhar e tentar fazer as coisas bem nos treinos e respeitar o treinador.

11-Muitos anos a jogar com certeza que deste muito ao futebol, e o Futebol o que te deu a ti?
O futebol deu-me muitos amigos nas equipas onde tenho jogado e nas equipas adversárias,deu-me e continua a dar a melhor sensação que um jogador sente,a marcação de um golo da nossa equipa.Quando se ganha um jogo, a semana seguinte até passa melhor.

12-Ainda te vês a jogar muitos mais anos futebol?No Portus ou gostavas de experimentar outro clube?
Experimentar outro clube não, jogar ainda mais 1 ou 2 anos.

13-Qual o teu clube mais marcante na tua vasta carreira?
O clube que mais me marcou foi o Estrela,foi aí que joguei nos escalões de formação,é aí que se aprende a gostar dos clubes.Foi no Estrela que aprendi o pouco que sei como jogador,mas o muito que aprendi a ser como pessoa.

14-A tua alegria de jogar e treinar é invejável,receuas que se algum dia a perderes, percas a motivação de jogar e o final da carreira esteja próxima desse dia, tens medo que esse dia chegue?
A alegria e a motivação nunca as vou perder,posso sim perder a forma fisica,quando esse dia chegar tenho que arrumar as botas com muita pena minha,pois é o que gosto mais de fazer.Deixar o "cheiro" do balneario, a alegria das vitórias, não vai ser facil.

15-Queres continuar ligado ao futebol depois de deixares de jogar?
Gostava muito de treinar uma equipa de miudos,ou ajudar numa equipa de séniores, se a vida profissional o permitir.

16-Queres deixar alguma mensagem á direcção,aos jogadores ou alguém ao teu criterio?
À direcção, que mantenha esta energia e esta força e união por muito tempo. Aos jogadores, que trabalhem sempre com seriedade e espirito de sacrificio nos treinos para colherem os proveitos nos jogos e não se esqueçam que a equipa é uma familia, primeiro a equipa e depois nós.
Finalmente uma palavra para o treinador Ricardo Graça e seus adjuntos Tiagos, obrigado pela paciencia que têm para connosco e força para continuarem.........FORÇA PORTUS.

Entrevista por: Mário Meira e Gonçalo.

2 comentários:

Gonçalo disse...

Peço desculpa pela gaffe da letra ao longo da entrevista mas ã entrevista foi feita as 4 da manha e o cerebro se ja pensa mal, a esta hora pior um pouco.
e por favor não gozem com a foto do Mario, a cabeça dele é normal........

Filipe Pires disse...

acho graça quando ele diz que é limitado tecnicamente...hehehehehe
Força Mário