segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa Feliz

A Páscoa é uma data comemorativa de grande importância para as culturas ocidentais.
A origem mais remota do termo Páscoa, que vem dos hebreus, Pesach, que significa passagem. Entre as civilizações antigas, a Páscoa era uma festa de passagem para celebrar o fim do inverno e o início da primavera, pois o fim do rigoroso inverno que castigava a Europa representava maiores chances de sobrevivência com a produção de alimentos. A festa era geralmente realizada na primeira lua cheia da época das flores, no mês de Março.
A Páscoa tem significados diferentes para os judeus e para os cristãos. A Páscoa judaica celebra o êxodo deste povo do Egipto, que foram aprisionados como escravos pelo faraó Ramsés II, por volta de 1250 a. C. A data comemora, então, a liberdade, quando liderados por Moisés, os judeus conseguiram fugir da subjugação do faraó. Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, quando, após sua morte, sua alma voltou a se unir a seu corpo. A festa é realizada no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia, ou depois de 21 de Março (data do equinócio), por isso a Páscoa ocorre todo ano em datas diferentes.
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à Páscoa, pois o animal representa a fertilidade, já que a cada ninhada nascem muitos coelhos. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, a renovação, reprodução e fertilidade. Por isso, nada melhor do que um animal que se reproduz rapidamente e em grandes quantidades para se tornar o símbolo da festa.
A tradição do coelho foi trazida das Américas pelos imigrantes alemães entre o final do século XVII e início do XVIII. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Assim, nesta época festiva, não poderiamos deixar de desejar uma Santa Páscoa com muito amor, alegria, paz, sáude e doces... Para ti e para os teus!!!

1 comentário:

Gonçalo disse...

o verdadeiro texto alusivo0 á epoca,tigre tavas muito sentimental, mas fiko contente k escrevam no blog, continua, o portus so ganha se se mativer vivo de todas as maneiras possiveis, e o blog é uma dessas maneiras.
SAUDAÇOES AO GRANDE PORTUS