sexta-feira, 12 de junho de 2009

Entrevista ao Ricardinho



1-Que avaliação fazes da tua segunda época ao serviço do Portus?
Esta 2ª época tem sido bem mais positiva não só para mim como também para a equipa, o ano passado foi difícil para mim derivado às lesões, não consegui ajudar a equipa como queria. Nesta 2ª época felizmente tenho conseguido ajudar com algumas boas exibições e golos, no geral acho que tenho feito uma época razoável ao nível dos meus companheiros.

2-Sentes que o facto de teres sido eleito um dos capitães significa que és visto como um elemento influente no grupo?
Já o ano passado era um dos capitães da equipa, por vontade da direcção uma vez que inicialmente não tinha sido escolhido, gesto de reconhecimento que me deixou satisfeito. Ser capitão ou não, nada muda em relação à minha maneira de ser ou estar, levo o clube a sério tenha ou não a braçadeira. Tenho a minha influência como todos os meus companheiros.

3-Surpreende-te o facto de seres o melhor marcador da equipa neste momento da época?
Sempre marquei em média 10 a 15 golos por época (com excepção do ano passado) nos clubes por onde passei. Apesar de fazer alguns golos e de jogar do meio campo para a frente, essa não é a minha principal característica, apenas sou o melhor marcador porque o nosso ponta de lança Dona teve a infelicidade de ter tido várias lesões ao longo da época o que não lhe permitiu jogar com a regularidade que eu o tenho feito.

4-Tens algum golo que consideres ser o da tua vida?
Ao longo da minha vida tenho tido a sorte de marcar alguns golos muito bonitos, é difícil para mim destacar apenas um, mas dos que me lembro posso destacar um pelo Estrela aos Elvenses em Elvas, um pela Selecção na final do Jamor contra a Selecção de Braga pela importância, já que permitiu ganhar pela 1 vez um título sub 23 para Portalegre, e já agora um que a malta viu, o que marquei ao Fronteira de pé direito (foi sem querer) este ano pelo Portus.

5-A classificação e o futebol que a equipa tem praticado estão dentro das expectativas que tinhas no início da época?
Sinceramente não, a qualidade da nossa equipa pouco ou nada deve a quem está acima de nós. Embora agora que a época está a chegar ao fim, penso que estamos no lugar que merecemos, não é só a qualidade dos jogadores ou treinador (es) que fazem uma equipa ser forte e andar lá em cima na classificação, a dedicação, espírito de sacrifício, presença assídua e empenho nos treinos, ambição, mentalidade forte e ganhadora… são aspectos fundamentais numa equipa que quer lutar pelos primeiros lugares, e nós ainda não temos tudo isso, embora a malta dê tudo o que tem durante os jogos.
Em relação ao futebol praticado, a espaços conseguimos jogar bem e demonstrar o nosso futebol e valor, mas nem sempre conseguimos ser uma equipa segura, madura e regular, apesar de na 2ª volta termos melhorado neste aspecto.

6-Que apreciação fazes ao nível do campeonato distrital? Destacas alguma equipa ou algum jogador?
Apesar de não ter visto qualquer jogo do campeonato entre outras equipas, pelo que vi nos nossos jogos, acho que este ano houve uma evolução no nível do campeonato em relação a anos anteriores. Apareceram mais equipas com uma qualidade e competitividade diferente, a procurarem jogar bem à bola o que fez com que se assistisse a bons jogos, bem disputados e de incerteza no resultado o que tornou o campeonato mais competitivo e interessante. A diferença de valor que existe entre os 10 primeiros classificados é muito curta pelo que vi dentro das 4 linhas, embora a disponibilidade de treino e os elevados ordenados (para o distrital) que jogadores de algumas equipas têm sejam bem diferentes, pormenores importantes que no fim se reflectem na classificação final. Aproveito para dar os parabéns ao Gavião, mereceram ser campeões, mostraram ser a melhor equipa.
Aspecto positivo mas tardio, é o facto de cada vez haver mais campos sintéticos e menos pelados, o aspecto mais negativo e sem melhoras é a arbitragem, apesar de haver 2 ou 3 bons árbitros os restantes se tivessem vergonha na cara guardavam o apito em casa.

7-Achas que podias ter ido mais longe no mundo do futebol? Arrependes-te de alguma coisa ou farias tudo igual?
Infelizmente, por vezes acontecem coisas na vida que não permitem seguir ou lutar naturalmente pelo nosso sonho. Mas prefiro guardar isso para mim, sei o jogador que sou, infelizmente não saberei o que poderia ser.

8-Qual o teu maior defeito? E qualidade?
Desculpa não responder a esta questão, não gosto de falar de mim. Deixo isso para quem me conhece bem como jogador.

9-Qual era o teu sonho?
Ontem, o de entrar num estádio e jogar para 100000 pessoas… hoje, ter tido a possibilidade de lutar naturalmente para ser jogador profissional de futebol.

10-Hoje em dia diz-se que os chamados números 10 são uma espécie em vias de extinção.Qual a tua opinião e porque é que achas que isso acontece?
Não concordo nada com isso, o futebol e a mentalidade da maior parte dos treinadores é que mudou, o jogo de hoje é mais físico, rápido e táctico, onde o meio campo é encarado como o sector mais importante, daí a deixar de haver espaço para o chamado 10 com poucas responsabilidades defensivas, e que praticamente só atacava. Os números 10 existem e vão continuar sempre a existir, simplesmente hoje em dia quase nenhuma equipa joga com o chamado 10, o que na minha opinião tira fantasia e beleza ao futebol. Tenho a certeza que se o Maradona aparecesse hoje era colocado a jogar encostado a linha, tal como acontece com o Messi ou o Ronaldinho Gaúcho, dois jogadores que certamente jogavam a 10 há uns anos atrás.

11-Qual é para ti o melhor 10 da actualidade? (que jogue na posição 10)?
É difícil responder porque os 10 que mais gosto (Ronaldinho G. e Messi) não jogam a 10, mas o Deco para mim é excelente. É incrível a facilidade que teve em adaptar-se à mudança que se verificou no futebol em relação aos 10, Deco quando chegou a Portugal era o tal 10 que só jogava com a bola no pé, neste momento é um jogador de meio campo incrível. Apenas Iniesta e Xavi (neste momento melhores) se aproximam do nível dele. Em relação a quem joga mesmo a 10 adoro ver jogar jogadores como o Aimar, Dário Conca, D’alessandro, Gallardo ou Diego.

12-Dos jogadores com que jogaste tenta fazer um onze tipo?
G.R: João Landeiro; Defesas: Carvalho, Wilson, Nabais, Sérgio Mendonça; Médios: Meira, Chiquinho, Jerry; Avançados: Victor Mantas, Tity, Bruninho.
Jogadores como o Tito, Nuno Carranca, Sérgio Bento, Palancha, Sorna… e outros que certamente estou a esquecer também poderiam estar no 11.

13-Vês algum jogador ou jogadores do Portus ou de outro clube que pelas qualidades que reconheces, poderiam ter ido mais longe no futebol?
Sim, vários até. No Portus, mas também noutras equipas há jogadores que podiam ter ido mais longe no futebol, mas prefiro falar num miúdo que pela qualidade, raça e larga margem de progressão que tem (Pacheco), poderá chegar a um nível superior no futebol. Se for inteligente, trabalhar muito, (souber) ouvir as pessoas certas, vontade de aprender, humilde… poderá lá chegar.

14-Qual o clube que tiveste mais prazer em jogar?
O Sertanense por vários motivos, as pessoas acreditaram no meu valor a meio da época sem me conhecerem de lado nenhum e numa situação bastante complicada (7 pontos abaixo da linha de água). Foi uma experiência bastante positiva para mim, nunca irei esquecer. Ajudou-me a crescer como pessoa e como jogador, felizmente consegui mostrar o meu valor e ajudar aquela gente que vive o clube como ninguém a ficar na 3 divisão.
A camisola do Portus é aquela por quem mais lutei até hoje, é o clube do meu coração depois de o meu G.D.P ter acabado.

15-E o jogador que mais gostaste de jogar? Aquele que trarias para o teu clube?
Todos aqueles que falei na questão 12 eu traria para o Portus, mas o meu irmão e o Tity encaixavam que nem uma luva no nosso grupo. Não só pela qualidade como jogadores mas também pelas grandes pessoas que são.

16-È teu desejo continuar no Portus? Alguma coisa te faria mudar de clube?
O meu amigo Meirinha sabe desde o nascimento do clube que pode contar comigo, foi por ele que fui jogar para o Portus há 2 anos. A minha vontade é continuar, sinto e gosto muito deste clube, mas por vezes há razões que nos podem fazer mudar e o Meirinha sabe quais são desde o inicio.

17-Queres deixar alguma mensagem á direcção, aos jogadores ou alguém ao teu critério?
Á direcção dou os parabéns por tudo o que têm feito em prol do clube e da malta, não é fácil criar e manter um clube de futebol, muito menos em Portalegre onde os recursos financeiros são escassos. Espero que estejam atentos e não adormeçam, ideias novas, ambição e tentar fazer sempre mais e melhor é fundamental para a estabilidade e crescimento do clube. Tenham em atenção que o clube precisa de quem o valoriza e não de quem o vê como um passatempo.
Aos meus companheiros queria dizer para darem ao clube a mesma importância que o clube lhes dá a eles, é com prazer que estou na companhia deles há 2 anos. Sei que por vezes dentro de campo me excedo na forma de falar, é a minha maneira de estar em campo e sentir o jogo e o clube. Mas nunca foi minha intenção deitar abaixo ninguém, muito pelo contrário, a intenção é dar confiança e moral. Para quem não entendeu assim aqui ficam as minhas desculpas. Abraço para a malta.

Sem comentários: