domingo, 23 de agosto de 2009

Curiosidades: A Associação de Futebol de Portalegre e os clubes

AF Portalegre
Portalegre foi o segundo distrito do país a contar com uma Associação de Futebol. Tal ocorre em 1911, e não foi por acaso. Dá-se a circunstância de a cidade contar com um vigor industrial relevante, onde se inserem empresas de muitos operários. A popularidade do futebol, exigindo, à altura, muito vigor e entusiasmo, encontra nestes ambientes fabris o terreno ideal para se afirmar. Por isso que na sua origem tenha estado uma colectividade assente no corpo de bombeiros privativos, duma fábrica de manufacturas de cortiça (Robinson). Também o espectro associativo à época, susceptível de conceder o suporte adequado à legalização das colectividades desportivas, faz com que os bombeiros se constituam como a plataforma adequada. Daí que outro dos fundadores da Instituição que irá gerir o futebol seja a corporação voluntária da cidade.
O primeiro campeonato é ganho pelo Sport Lisboa e Portalegre, um dos fundadores da Associação.Hoje, os clubes participantes no futebol distrital sénior disputam uma única prova (divisão de honra).

Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas
Nª Sª da Graça da Póvoa e Meadas é o nome da freguesia do concelho de Castelo de Vide, onde, em 1985, surge esta colectividade que hoje participa no futebol distrital de Portalegre. As suas cores institucionais são o azul e o grenat, cabendo-lhe receber os seus adversários no parque desportivo da Nave.

Associação Cultural e Desportiva de Santo Amaro
Santo Amaro é freguesia do concelho de Sousel, na qual está localizada esta colectividade participante do futebol distrital de Portalegre. Foi fundada em 1991, utilizando o campo de Santo Amaro para os seus compromissos desportivos. Tem no amarelo e no preto as suas cores de referência.

Associação Desportiva de Alter
Alter do Chão, freguesia e concelho no distrito de Portalegre, conta, entre as suas colectividades, com esta, participante no futebol local, e que foi fundada em 1946. Vermelho e amarelo são as suas referências coloridas, e o campo Ferragial D'el Rei o seu recinto desportivo.

Associação Desportiva e Cultural da Esperança
Colectividade participante no futebol distrital de Portalegre, e que nasce em 1997 ,na freguesia de Esperança, uma das integrantes do concelho de Arronches. Tem no verde e no branco as suas cores de eleição, e faz do campo de jogos da Esperança a sua sala de visitas.

At
lético Clube Fronteirense
1942, em Fronteira, freguesia e concelho do distrito de Portalegre, surge esta colectividade que, hoje, participa no futebol local. Reconhecida pelas suas cores preto e branco, tem no estádio municipal Cândido de Oliveira o seu recinto desportivo.

Atlético Clube Portus Alacer
Surge em 2007 esta nóvel colectividade desportiva no futebol distrital de Portalegre. Tem localização na freguesia de S. Lourenço, do concelho de Portalegre. Usa o estádio polivalente dos Assentos, para os seus compromissos desportivos, utilizando o grenat e o preto como cores de referência.

Clube Desportivo Portalegrense 1925
Surge em 2005 esta colectividade da freguesia de S. Lourenço, concelho de Portalegre, vindo substituir o antigo Grupo Desportivo Portalegrense. Participa actualmente no futebol distrital, utilizando o complexo municipal de Portalegre para os seus desafios. Elegeu as cores azul e branco como parte da sua identidade.

Clube de Futebol Os Gavionenses
Gavião, freguesia e concelho de Portalegre, viu nascer esta colectividade em 1891. A vertente desportiva é de mais recente origem, mas os seus estatutos mantêm-se inalteráveis já desde 1954! Actualmente participa no futebol distrital, utilizando o campo do Salgueirinho, onde as cores verde e amarelo a identificam.

Futebol Clube do Crato
1950, freguesia do Crato e Mártires, no concelho do Crato, surge esta colectividade que hoje participa no futebol distrital de Portalegre. Disputa os seus desafios no campo de jogos Belo Morais, e tem no vermelho e no branco as suas cores institucionais.

Futebol Clube Monfortense
É em 1985 que surge em Monforte, freguesia e concelho de Portalegre, esta colectividade participante no futebol distrital de Portalegre. Tem no vermelho e no branco as suas cores de referência, e que utiliza nos seus jogos, que disputa no estádio municipal de Monforte.

Grupo Desportivo Montargilense
Montargil é freguesia do concelho de Ponte de Sôr. É aqui que está sediada esta colectividade, fundada em 1984, e que actualmente participa no futebol distrital de Portalegre. Amarelo e azul são as suas cores de e eleição, que a referenciam nos jogos que disputa no campo de jogos da Farinha Branca.

Grupo Desportivo Recreativo Alpalhoense
Alpalhão é freguesia de Nisa, concelho do distrito de Portalegre. É aqui que é fundada em 1977 esta colectividade do futebol local, que utiliza o campo das Amoreiras para os seus compromissos desportivos. O verde e o branco são as suas cores institucionais.

Grupo Desportivo Recreativo Gafetense
Gáfete é freguesia do concelho do Crato. É aqui que surge em 1979 esta colectividade, que hoje participa do futebol distrital de Portalegre. Os seus jogos realizam-se no campo Dr. Armando Pequito, e as cores azul e branco são parte da sua imagem.

Sport Arronches e Benfica
Arronches, concelho do distrito de Portalegre, conta entre as suas freguesias com Assunção, que foi o berço desta colectividade, em 1939. Actualmente participante do futebol local, esta colectividade que tem no vermelho e no branco as suas cores de referência, realiza os seus jogos no estádio municipal de Arronches.

Sport Clube Estrela Portalegre
Data de 1919 a criação desta colectividade desportiva de Portalegre, estando então localizada na freguesia da Sé. Actualmente participa do futebol distrital, realizando os seus jogos no estádio municipal. As suas cores institucionais são o verde e o branco.

Sporting Clube Campomaiorense
É em 1926 que surge esta colectividade, que hoje anima o futebol distrital de Portalegre. Está localizada na freguesia de S. João Baptista, do concelho de Campo Maior, e tem no verde e no branco as suas cores de referência. O campo capitão César Correia serve-lhe de sala de visitas nos seus compromissos desportivos.

Sem comentários: